Santa Filomena, padroeira do Rosário – Padroeira dos Filhos de Maria.
Dia 10 de outubro, demos início em nossa paróquia a devoção à Santa Filomena, fizemos a entronização de sua imagem, para que todos possam conhece-la e recorrer a sua intercessão e por meio dela conseguir a graça que tanto precisamos.
Teremos todo dia 10 do mês em nossa paróquia, missa em sua devoção, onde faremos o oferecimento de todas as intenções a ela solicitada, para que alcancemos a graça que necessitamos.
Santa Filomena (século III), santa virgem e mártir, cuja veneração pela Igreja Católica Apostólica Romana iniciou-se em meados do século 19. O pouco que se sabe de sua vida chegou à Igreja através de revelações privadas, que teriam sido recebidas pela Serva de Deus Maria Luisa de Jesus (1799-1875) em agosto de 1833, na cidade de Nápoles. Essas revelações, por obediência ao seu diretor espiritual, foram transcritas e a veracidade de seus escritos foi atestada pelo Santo Ofício (atual Congregação para a Doutrina da Fé) em 21 de dezembro do mesmo ano.
Revelações de Santa Filomena
Santa Filomena nasceu, segundo a crença, numa cidade-estado de Corfu (Grécia), filha de pais nobres. Ainda muito jovem, aos 13 anos, foi prometida ao Imperador Diocleciano para ser sua esposa em troca da pacificação de confrontos políticos. O Imperador, por sua vez, impressionou-se com a beleza da jovem. Como Filomena recusou a casar-se, porque havia eleito o próprio Senhor Jesus Cristo para seu esposo, o tirano ordenou, primeiramente, que a colocassem num cárcere e a flagelassem sangrentamente.
Tendo sido curada miraculosamente deste suplício, foi ordenado que ela fosse lançada ao rio Tibre com uma âncora amarrada ao pescoço. E como a correnteza a levasse até a margem do rio, apesar da âncora, mandou Diocleciano que a ferissem com flechadas. Com o corpo todo ferido pelas flechas, a jovem foi lançada novamente no cárcere. Entretanto, no dia seguinte, conta a tradição que Filomena foi encontrada com o corpo sadio e sem qualquer marca de ferimento. O cruel tirano ordenou, então, que a ferissem com flechas em chamas. Estas, porém, voltaram-se contra os arqueiros, matando a muitos. Por fim, foi a heroica jovem decapitada, por ordem do Imperador.
Esperamos por você, para esse momento de devoção, oração e súplicas.