Quaresma é um tempo muito especial da Igreja para todos os que professam a fé cristã e católica, sobretudo porque trata-se de um tempo de preparação, purificação, pedido de perdão dos pecados, reconciliação com Deus, com os irmãos de caminhada na fé e com a família; tempo de voltar à amizade com Deus.
A quaresma inicia na Quarta-Feira de Cinzas com o gesto simbólico de colocar cinza na cabeça para nos lembrar que somos “pó”, isto é, que somos criaturas pecadoras e que necessitamos da misericórdia de Deus que perdoa nossos pecados. Nesse tempo a liturgia da Igreja, através da Palavra de Deus, vai nos exortar à penitência e conversão.
A Igreja dispõe alguns instrumentos ou momentos que ajudam o fiel na caminhada quaresmal como a própria celebração eucarística, o jejum, abstinência, a penitência, reviver a paixão de Cristo através da Via Sacra, de um gesto concreto de solidariedade com os que padecem como a coleta da Campanha da Fraternidade e por fim o sacramento da confissão como perdão dos pecados para chegarmos à Páscoa do Senhor com um coração liberto de toda espécie de escravidão. Aproveite esse tempo rico de graça e reconciliação.
Frei Manuel José Lopes, TOR
Pároco